top of page
  • Foto do escritorAfonso Nilson

Reflexões sobre o público e o fazer teatral

Atualizado: 21 de nov. de 2023



O que quer o público de teatro? Até que ponto o teatro é uma ameaça ao fascismo e à intolerância?  O que é um bom ator? São algumas das questões abordadas em O Ator Impuro - quatro ensaios breves sobre teatro, lançamento do dramaturgo e pesquisador Afonso Nilson Barbosa de Souza. 


Neste livro, o autor reflete sobre algumas das questões mais urgentes para as artes cênicas no país, como a ascensão da censura, capacidade e possibilidades de difusão das artes em cidades periféricas, novas configurações e interesses das platéias contemporâneas, bem como uma reflexão sobre   criatividade e limitações na formação de atrizes e atores. 

O ensaio que dá nome à coletânea, O ator impuro, foi o vencedor, em 2015, do Prêmio Iberoamericano de Ensaios sobre Teatro, promovido pelo CELCIT - Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral, uma das mais importantes instituições internacionais de formação e difusão das artes cênicas na América Latina. 

A edição conta também com o prefácio da crítica e pesquisadora teatral Beth Néspoli, que salienta que a “escrita fluente e um autor que não se exime de confrontar, com honestidade intelectual, as questões de seu tempo” constituem algumas das razões para a repercussão dos textos.


Lançamento Virtual

O lançamento virtual aconteceu na página do youtube da Humana Sebo e Livraria, no dia 04/11. A mediação será do historiador e curador de artes Fernando Bopré, juntamente com  Inajá Neckel, professora de artes cênicas da Universidade Federal de Santa Maria. 



Quem quiser adquirir o livro com antecedência pela Humana Sebo e Livraria, acesse o seguinte link: O ator impuro e outros ensaios - Humana - Estante Virtual.




Sobre o Autor


Afonso Nilson Barbosa de Souza é dramaturgo e crítico teatral. É autor das coletâneas de textos teatrais Pequenos Monólogos para Mulheres e Seis Textos Breves para Estudantes de Teatro, além do livro Asfixia, texto teatral para cinco atores, também publicado pela Editora Proscênio. Seus textos teatrais já foram encenados por dezenas de grupos profissionais e estudantis no Brasil e em Portugal, bem como adaptados para o cinema. Doutor em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, propôs em sua tese um panorama temático da dramaturgia contemporânea brasileira das últimas duas décadas.

O livro também está disponível na versão impressa no site da Livraria Proscênio e também nas plataformas digitais, para quem preferir ler em e-book.



 





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page