top of page
estante de livros

Livros

Aqui você pode saber mais sobre os livros que tenho escrito e publicado ao longo do tempo, bem como acessar os links para lojas e livrarias, caso queira os queira adquirir.

Capa O Traidor PNG 4M_edited.jpg

O TRAIDOR
e a justiça dos homens de bem

O que é um soldado? É alguém que potencialmente cumpre ordens sem questionar, com prazer e até com orgulho, mesmo que essas ordens sejam torturar e matar, mesmo que essas ordens sejam torturar crianças para coagir pais rebeldes a delatarem seus companheiros. Mas e quando essas ordens incluem torturar alguém da própria família? A quem ser fiel? À Pátria ou a laços de amor e sangue? Um texto não apenas sobre os horrores da ditadura militar brasileira, mas para pensar sobre para quê e para quem realmente serve um soldado e seu exército.

REVISTA ÍNTIMA

Revista Íntima, texto teatral para duas atrizes, estabelece o embate entre a mãe de uma detenta e a agente prisional responsável pelo invasivo exame para admissão de visitas no presídio, a chamada revista íntima.

 

O texto problematiza não apenas as condições desumanas do encarceramento em massa que caracteriza o sistema prisional brasileiro, mas as relações de maternidade, suas dinâmicas afetivas e de responsabilidade mútua entre mães e filhas.

Capa Revista Íntima Reduzida.jpg
Capa A declaracao de amor reduzida em al

A DECLARAÇÃO DE AMOR
DO MENINO NEGRO

Caco é filho de pastor; Flávio, filho de militar. Eles tentam manter seu amor em segredo, assim como muito de tudo que pensam, que querem e sonham. As expectativas dos pais de que os filhos sigam seus modos de vida, suas crenças, suas ilusões de masculinidade são asfixiantes. Mas mesmo contra tudo e todos, nos becos, nas sombras, em meio ao silêncio e ao perigo, Caco e Flávio descobrem o amor, a cumplicidade e fazem planos.

 

Silas, o pastor, imagina que o filho um dia assumirá seu lugar no púlpito de sua pequena congregação; Jair, o militar, abandonado pela esposa e expulso da corporação, tenta educar o filho com valores da caserna. Silas, gritando versículos bíblicos como num comício, defende-se de acusações de homofobia perante jornalistas. Jair, que atirara num menino negro pelas costas, afoga suas contrariedades na bebida em delírios de legítima defesa.

 

Haverá esperança para o amor? 

Capa Asfixia reduzida em alta.jpg

Você se sacrificaria por um amigo? Seria capaz de arriscar a própria vida para que um amigo pudesse viver um pouco mais? Em tempos onde a empatia é uma virtude cada vez mais rara, o texto teatral Asfixia, do dramaturgo brasileiro Afonso Nilson, aborda de modo contundente o quanto decisões relativas a um único indivíduo podem ser decisivas para sobrevivência de um grupo.

 

Na texto, cinco mineiros presos em um desabamento tentam sobreviver à catástrofe e uns aos outros. A violência dos embates, o temor de um novo desabamento e a perspectiva de que o oxigênio seja limitado coloca as personagens em conflito. A luta pela sobrevivência individual pode colocar todos em risco. Por outro lado, trabalhar em conjunto para uma finalidade comum pode ter consequências desastrosas.

Nossa newsletter

Leia mais

© Editora Proscênio

  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza
Inscreva-se em nossa lista de e-mails e saiba sobre novos lançamentos, resenhas de textos teatrais e ensaios sobre dramaturgia e artes cênicas. Previsão de dois envios anuais.
bottom of page