top of page
  • Foto do escritorAfonso Nilson

Quatro peças em campanha

Atualizado: 31 de jul. de 2018

A coletânea de textos teatrais 4 Peças está em campanha de financiamento coletivo pelo site benfeitoria.com/quatropecas.


O novo livro do dramaturgo catarinense Afonso Nilson de Souza, 4 Peças, é uma coletânea com enfoque em conflitos de gênero e classe. Escritos ao longo da última década, os textos vem recebido destaque na cena teatral e cinematográfica ao longo dos anos. 


A comédia dramática Tarimba!, que abre o livro, é um texto para duas atrizes onde os conflitos entre patroa e empregada afloram a partir de ressentimentos amorosos e perspectivas de assassinato. O texto já teve duas leituras dramáticas, uma em Porto Alegre/RS, com direção de Clóvis Massa, e outra em Itajaí/SC, com direção de Max Reinert. A versão em espanhol do texto foi publicada pela editora digital Smaswords, com o título Fragmentos de vidrio, com tradução de Felipe Obroer. 


Leitura dramática do texto Tarimba. Direção de Max Reinert e atuação de Denise da Luz e Sabrina Francez. Foto: Itajaí Criativa

Em Asfixia, cinco mineiros lutam pela sobrevivência após um desabamento. No texto, as diferenças de classe perdem o sentido em situações desesperadoras. A adaptação do texto para o cinema recebeu o Prêmio Cinemateca Catarinense em 2005.    O texto O justo dever dos homens de bem busca entender e verificar quão despóticos  podem ser os auto-denominados homens de bem. O texto é uma adaptação do monólogo Legítima Defesa, encenado  pela Cia Aérea de Teatro (Florianópolis/SC) e recentemente adaptado para o cinema pelas atrizes Ceicça Boaventura e Vanêssa Cançado, com direção de Edinilson Mota Pará, e segue sendo exibido em festivais e mostras de cinema. 

As atrizes Ceicça Boaventura e Vanessa Cançado em cena do curta metragem Legítima Defesa, direção de Edinilson Mota Pará.

Já no inédito A declaração de amor do menino negro, os conflitos de gênero e raça explodem em poesia e violência. No texto, o romance entre os filhos de um pastor evangélico e um militar reformado tem consequências brutais. 



Para participar da campanha de financiamento do livro, basta se cadastrar no site https://benfeitoria.com/quatropecas, escolher a recompensa e contribuir com o projeto. 






117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page