top of page
  • Afonso Nilson

Menino Pássaro

Atualizado: 14 de dez. de 2022

Texto teatral infantil para dois atores.


Sinopse:

Menino Pássaro, livremente inspirado no cordel de Edcarlos Medeiros, é uma fábula sobre a amizade de um menino e um pássaro, e no aprendizado de ambos sobre o quanto o amor precisa de liberdade para crescer e sobreviver às inseguranças e ao medo da solidão.



Com bonecos articulados, canções e cordéis, a encenação usa de lirismo e fantasia para narrar de modo singelo e poético essa inusitada amizade alada. Um texto repleto de referências da cultura regional nordestina, com metáforas sobre as relações familiares e suas alegrias e desafios.


Os atores Alexandre Muniz e Emanuel Bonequeiro em Menino Pássaro, no Festival de Teatro Infantil de Blumenau, 2022. Foto: Marcelo Martins

Sobre a Montagem

O espetáculo MENINO PÁSSARO é mais um trabalho que traz o sertão como espaço de desenvolvimento da trama, marca da Trapiá Cia Teatral. Mas, a ideia é mostrar um sertão conectado como o resto do mundo e não um sertão isolado e parado no tempo. Isso se dá, sobretudo, com as músicas que vão pontuando o espetáculo, tanto cantadas ao vivo como também executadas eletronicamente. A música que sai do rádio e que tanto marca as vidas dos sertanejos é elemento que une o passado e o presente das personagens. Assim, foram escolhidas músicas de dez países, sendo algumas apenas orquestradas e outras interpretadas em seis línguas diferentes, não deixando de também trazer músicas do folclore e cantigas populares que pontuam as vivências da infância nos sertões. Toda esta sonoridade pretende levar o público para várias experiências e sensações.


Como o espetáculo foi pensado para se apresentar em todos os espaços possíveis, a iluminação se fará conforme as condições locais, de qualquer forma em termos de encenação a luz geral ou natural conseguirão ser aproveitadas sem nenhuma perda para a construção da narrativa.


Um elemento novo nas montagens do coletivo é a utilização de boneco e máscara que contracenarão com os atores. Teremos então um espetáculo híbrido, já que se trata em grande medida, numa relação meta-teatral entre personagens e atores/personagens.


O cenário foi concebido também para ser adaptado para espaços diversos, mantendo sempre a ideia de um terreiro em que as personagens vivenciam suas experiências na cena. Uma cerca de nim (árvore muito comum no sertão árido), enfeitadas com artesanato e pássaros, dá o ar colorido de nosso sertão. Uma cadeira de roda também enfeitada e duas malas que também se transformam em empanadas, criam a ambientação deste terreiro sertanejo.


Mesmo sendo um espetáculo concebido para as crianças, MENINO PÀSSARO se relaciona com todas as idades, por trazer á tona temáticas e situações que não desaparecem na vida adulta.



TRAJETÓRIA - 2022

12/03 – 17h – Auditório do CERES/UFRN – Caicó/RN (ESTREIA PRESENCIAL)

13/03 – 17h – Auditório do CERES/UFRN – Caicó/RN

15/03 – 09h – Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro – Equador/RN

15/03 – 15h – Praça de Eventos Zequinha Sanfoneiro – Equador/RN

23/03 – 09h – Instituto Municipal João Cândido Filho – Carnaúba dos Dantas/RN

23/03 – 14h – Instituto Municipal João Cândido Filho – Carnaúba dos Dantas/RN

24/03 – 09h – Ginásio de Esporte Ovídio Dantas – Parelhas/RN

24/03 – 15h – Ginásio de Esporte Ovídio Dantas – Parelhas/RN

07/04 – 08h – Ginásio de Esporte Bilezão – Acari/RN

07/04 – 14h – Ginásio de Esporte Bilezão – Acari/RN

08/04 – 09h – Ginásio Poliesportivo “O Medeirão” – Cruzeta/RN

08/04 – 19h – Ginásio Poliesportivo “O Medeirão” – Cruzeta/RN

26/04 – 09h – Ginásio da Escola Tristão de Barros – Currais Novos/RN

26/04 – 19h30 – Comunidade Negros do Riacho – Currais Novos/RN

12/09 – 15H – 24º FENATIB (Festival Nacional de Teatro para crianças e jovens de Blumenau) – Teatro Carlos Gomes – Blumenau/SC

12/09 – 20H – 24º FENATIB (Festival Nacional de Teatro para crianças e jovens de Blumenau) – Teatro Carlos Gomes – Blumenau/SC

17/09 – 20h – Virada Cultural – Capitólio/MG

13/10 – 15h – 5º FENACIN (Festival de Teatro Infantil de Natal) – Teatro Alberto Maranhão – Natal/RN

12/11 – 20h – Aldeia Sesc Seridó – Casa de Cultura Popular – Jardim do Seridó/RN


PRÊMIOS E INDICAÇÕES - 2022 Prêmio – Melhor Espetáculo Cênico – Troféu Cultura RN 2022


Alexandre Muniz e Emanuel Bonequeiro em apresentação de Menino Pássaro no Teatro Alberto Maranhão, no 5º Fenacin - Festival de Teatro Infantil de Natal, 2022.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Lourival Andrade Texto: Afonso Nilson Elenco: Alexandre Muniz e Emanuel Bonequeiro Cenário, figurino e iluminação: Custódio Jacinto Confecção de boneco: Custódio Jacinto Confecção de máscara: Bruno César Visagismo: Coletivo Trapiá Pesquisa de Trilha sonora: Lourival Andrade Execução de trilha sonora: Custódio Jacinto

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page