top of page

Tarimba: leitura dramática

  • Foto do escritor: Afonso Nilson Barbosa de Souza
    Afonso Nilson Barbosa de Souza
  • 25 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

A Cia Téspis de Teatro, de Itajaí/SC, apresenta leitura dramática do texto teatral Tarimba!, dentro do projeto de ações artísticas para manutenção do espaço cultural Itajaí Criativa.



No último dia 25/05 a Cia Téspis de Teatro, de Itajaí/SC, realizou a leitura dramática da comédia Tarimba!, de minha autoria, na Centro Cultural Itajaí Criativa. Foi às 20h, com entrada franca.


ree
Atrizes da Cia Téspis, em leitura dramática do texto Tarimba. Fotos: Max Reinert.

Tarimba! é uma comédia dramática para duas atrizes, onde o tema do ressentimento é exacerbado até o limite da violência. No enredo, a Patroa, em franca decadência física e emocional, espera ir ao lançamento do livro de um antigo amante. Odete, a humilde e semi-analfabeta faxineira, no afã de tentar auxiliar a mulher nos preparativos para o evento, se vê coagida e insultada pela Patroa, que incapaz de aceitar a degeneração da idade e os erros do passado, vive toda plenitude de seu ressentimento.




O embate desigual entre essas mulheres, a discrepância intelectual e emotiva do conflito entre as duas, ocasiona situações dramaticamente cômicas. O assédio desmesurado e escancarado sofrido pela empregada, constrasta com sua terna compreensão dos sofrimentos da Patroa. Mas essa compreensão e passividade não serão eternas.



ree

A relação doentia com o passado é o mote para os solilóquios comicamente amargurados da Patroa. Em seu quarto, ela tenta encontrar algo que a estimule a reerguer-se, a encarar seu antigo amante com dignidade e confiança, sem, contudo, demonstrar o longevo e violento rancor guardado desde o dia em que se separaram.


A ambientação sugerida, com nuances expressionistas, indica uma montanha de cacos de vidro de porta-retratos estilhaçados no fundo do quarto, remetendo de maneira sugestiva aos conflitos internos da Patroa, com suas lembranças amontoadas em fragmentos de pequenos ódios, ressentimentos e uma mal disfarçada amargura com as escolhas feitas na vida, escolhas que a fizeram emocionalmente em pedaços



ree

Para quem quiser ler o texto, segue o link da versão digital: https://goo.gl/85KNS7


Para acessar mais textos, é só entrar no site afonsonilson.com.








Comentários


Nossa newsletter

Leia mais

© Editora Proscênio

  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza
Inscreva-se em nossa lista de e-mails e saiba sobre novos lançamentos, resenhas de textos teatrais e ensaios sobre dramaturgia e artes cênicas. Previsão de dois envios anuais.
bottom of page