top of page
  • Foto do escritorAfonso Nilson

Tarimba: leitura dramática


A Cia Téspis de Teatro, de Itajaí/SC, apresenta leitura dramática do texto teatral Tarimba!, dentro do projeto de ações artísticas para manutenção do espaço cultural Itajaí Criativa.



No último dia 25/05 a Cia Téspis de Teatro, de Itajaí/SC, realizou a leitura dramática da comédia Tarimba!, de minha autoria, na Centro Cultural Itajaí Criativa. Foi às 20h, com entrada franca.


Atrizes da Cia Téspis, em leitura dramática do texto Tarimba. Fotos: Max Reinert.

Tarimba! é uma comédia dramática para duas atrizes, onde o tema do ressentimento é exacerbado até o limite da violência. No enredo, a Patroa, em franca decadência física e emocional, espera ir ao lançamento do livro de um antigo amante. Odete, a humilde e semi-analfabeta faxineira, no afã de tentar auxiliar a mulher nos preparativos para o evento, se vê coagida e insultada pela Patroa, que incapaz de aceitar a degeneração da idade e os erros do passado, vive toda plenitude de seu ressentimento.




O embate desigual entre essas mulheres, a discrepância intelectual e emotiva do conflito entre as duas, ocasiona situações dramaticamente cômicas. O assédio desmesurado e escancarado sofrido pela empregada, constrasta com sua terna compreensão dos sofrimentos da Patroa. Mas essa compreensão e passividade não serão eternas.



A relação doentia com o passado é o mote para os solilóquios comicamente amargurados da Patroa. Em seu quarto, ela tenta encontrar algo que a estimule a reerguer-se, a encarar seu antigo amante com dignidade e confiança, sem, contudo, demonstrar o longevo e violento rancor guardado desde o dia em que se separaram.


A ambientação sugerida, com nuances expressionistas, indica uma montanha de cacos de vidro de porta-retratos estilhaçados no fundo do quarto, remetendo de maneira sugestiva aos conflitos internos da Patroa, com suas lembranças amontoadas em fragmentos de pequenos ódios, ressentimentos e uma mal disfarçada amargura com as escolhas feitas na vida, escolhas que a fizeram emocionalmente em pedaços



Para quem quiser ler o texto, segue o link da versão digital: https://goo.gl/85KNS7


Para acessar mais textos, é só entrar no site afonsonilson.com.








55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page