Teatro em Itajaí

Atualizado: Mai 4

Um panorama histórico afetivo




Há muitos anos que participo de curadorias para selecionar espetáculos de teatro para festivais, mostras e circuitos, e uma coisa que me deixava muito impressionado era a quantidade de espetáculos vindos da cidade de Itajaí/SC. E não era apenas a quantidade que me impressionava, era a qualidade. Muitas capitais, cidades maiores, cidades com cursos universitários de teatro, não tinham uma produção tão rica, tão consistente e tão premiada nacionalmente quanto essa cidade de porte médio, como tantas outras no país, mas que se destacava pela presença constante de seus grupos teatrais em alguns dos mais importantes festivais e circuitos de teatro do Brasil.

Sempre quis saber como a cidade conseguia manter uma produção tão constante e uma inserção tão contínua nos circuitos e premiações nacionais. Não era apenas uma questão de recursos financeiros. Cidades maiores e mais ricas de Santa Catarina não conseguiam, nem de longe, se equiparar com a produção teatral de Itajaí. Eram quase duas dezenas de grupos vivendo de teatro, incentivos públicos municipais capazes de oxigenar e difundir a produção, festivais que movimentavam a cena local e traziam continuamente para cidade alguns dos nomes mais importantes da teatro brasileiro.

Com essas inquietações em mente, posso dizer que não foi apenas com alegria, mas com gratidão, que recebi o convite da jornalista e produtora cultural Karoline Gonçalves para fazer parte de uma pesquisa que almejava mapear a produção teatral de Itajaí e pensar seus modos de gestão, difusão, manutenção e criação artística. Ela realizou dezenas de entrevistas, coletou material com os grupos e juntos escrevemos essa breve história do teatro em Itajaí, que será lançado hoje, com o título de Teatro em Itajaí - um panorama histórico-afetivo.






Por que histórico-afetivo? .Porque os processos de gestão e organização de classe que ajudaram a cidade a ostentar uma das maiores programações culturais do estado, passam também pelo afeto, pela consonância de interesses estéticos e de produção artística. Os grupos, claro, concorrem entre si pelos editais municipais, estaduais e nacionais, mas comunicam-se, trabalham juntos em muitas oportunidades, criam juntos diversos espetáculos e, apesar das inevitáveis diferenças e conflitos, conseguem se unir como categoria, se organizar para pautar reivindicações e sugestões ao poder público. É por entender o ofício do teatro como profissão que os grupos se desenvolveram como empresas capazes de sustentabilidade econômica, mas foi pela amizade, pelo companheirismo, pelo senso de comunidade que os grupos, a partir do hábito de compartilhar espaços, prestigiar os espetáculos uns dos outros e pensar juntos a política cultural da cidade, conseguiram relevância política para exigir seus direitos.


A intenção desse pequeno relato sobre a trajetória dos grupos, seus modos de gestão e criação contidos no livro não é apenas o de registro histórico, mas o de reflexão sobre como pode ser possível, mesmo apesar das instabilidades políticas e sociais de um país que criminaliza a cultura e as artes, sobreviver com dignidade através do teatro, e contribuir de modo significativo para a construção de uma sociedade com acesso aos seus bens culturais,. mais sensível e consciente do papel fundamental da manifestação artística como constituinte de sua identidade e humanidade.





O livro será lançado hoje, 15/04 às 20h, em transmissão ao vivo em dois canais de Youtube, da produtora Subjétil e da editora Traços e Capturas.

Este projeto foi aprovado no edital nº 011/2020, de credenciamento de prêmios e projetos artístico-culturais, da Fundação Cultural de Itajaí , com recursos oriundos da lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Serviço:

Lançamento do livro: Teatro em Itajaí – Um panorama histórico-afetivo

Data: Dia 15/04/2021 – 5ªfeira

Horário: 20 horas

Canais de Youtube:

Subjétil: https://www.youtube.com/c/Subjétil

Traços e Capturas: https://www.youtube.com/traços&capturas

https://pt.calameo.com/read/0066776051a2c08d9b1a4

Leia gratuitamente o livro no seguinte link: https://pt.calameo.com/read/0066776051a2c08d9b1a4