Afonso Nilson

3 de mar de 20231 min

Asfixia

Atualizado: 23 de nov de 2023

Texto teatral para cinco atores

Sinopse

O desabamento de uma mina durante o turno da madrugada, revela nuances inesperadas nas relações de amizade e companheirismo dos mineiros sobreviventes. Os conflitos se desenrolam de modo abruto, repletos de surpresas violentas e reviravoltas. A ação se passa em um único ambiente, que se modifica de acordo com as oscilações geológicas que permeiam a trama, desabamentos sucessivos que diminuem ainda mais o espaço que já era restrito.

Os embates morais, mais do que os físicos, permeiam o enredo em direções inesperadas, remetendo à temáticas contundentes, tensionando o texto a partir de perspectivas éticas de grande atualidade.

Sobre livro

O texto foi lançado em livro no dia 27/09/2019, às 21h, no Bar Tralharia, tradicional ponto de encontro da comunidade artística de Florianópolis, como parte da programação do 24° Festival de Teatro Isnard Azevedo. A publicação conta com prefácio de Eliane Lisboa, professora e dramaturga, e também com posfácio do autor.


Em 30/06/2023 estreou no Teatro do Sesc Prainha (Florianópolis/SC) a livre adaptação do texto pela Cia Traço de Teatro, intitulada Quando Dançamos Acima das Fogueiras.

A montagem foi contemplada com o Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022, Ministério da Cultura, Governo Federal, através do projeto ASFIXIA: O fôlego para um novo grito.


O livro pode ser encontrado nas seguintes lojas, tanto na versão impressa quanto digital:

#dramaturgia, #festivalisnardazevedo, #teatrobrasileiro, #dramaturgiacontemporânea, #teatro #traçociadeteatro

    540
    0